Esse é um curso de Design Thinking da Nog Design para você colocar em prática com seu time. É hands On! A cada semana você receberá as dicas das novas etapas da jornada. Você está nas Fases de Preparação da Sprint e do Entendimento.
Como saber quem são as pessoas certas que devo trazer para uma sessão de Design Thinking?
Em toda empresa existem pessoas inclinadas ao desejo de inovar, seja em processos, serviços ou produtos. Procure um Sponsor (líder/patrocinador), um diretor, gestor ou o encarregado da sua área para sua iniciativa de inovação. Os times de DT são pequenos, entre 4 e 7 pessoas, para que se mantenha o foco. O time precisa estar engajado no propósito de gerar novas ideias.
Esse time de Design Thinking tem uma característica peculiar, é multidisciplinar, ou seja, é formado por pessoas de áreas que normalmente não se comunicam. Não adianta formar um time só do RH, só de compras ou só do pessoal de marketing. O importante é ter um time com pessoas e expertises bem diferentes: TI, Jurídico, Compras, Operação, Marketing, etc… isto porque, o ponto de vista de cada um sobre o problema que será apresentado é o grande diferencial. É assim que surgem os insights. Vamos falar mais sobre isso nos próximos posts.
Então como eu faço para aplicar o Design Thinking na minha empresa?
Antes de tudo, é preciso entender que a Jornada do Design Thinking é composta de algumas etapas. É como um lego, é flexível e iterativo. Você não precisa seguir como um processo em sequência, mas precisa saber onde está e o que tirar de cada etapa dessa abordagem.
O modelo utilizado em São Paulo, pela Echos Design School é composto de 7 etapas: Entendimento, Observação, Ponto de Vista, Ideação, Prototipação, Teste e Iteração. O modelo de Stanford, da IDEO, uma das maiores consultorias de Design do planeta utiliza 5 etapas e outras consultorias podem utilizar até 4 etapas. Mas, o importante é chegar ao resultado esperado onde as ideias são testadas e aplicadas na prática e geram o que chamamos de Produto Desejável, onde conseguimos criar algo que vá de encontro as dores e necessidades do usuário real.
- Imagem do modelo Echos com 7 etapas da Jornada do Design Thinking.
De onde surgiu o processo do Design Thinking?
Surgiu do Conceito da metodologia do Duplo Diamante, sendo um modelo mental de natureza iterativa e flexível, pois o Design Thinking é um processo no qual o erro é visto como parte integrante da jornada. Existem momentos alternados de divergência e convergência de pensamento, baseados no processo de inovação conhecido como Duplo Diamante, mapeado pelo Design Council UK em 2005.
Tendo em vista a abordagem, o momento de gerar soluções começa só depois de uma vasta compreensão do contexto e da resignificação do desafio e é apenas parte da jornada. O “duplo diamante” pode abrir e fechar, divergir e convergir quantas vezes forem necessárias.
- Duplo Diamante – mapeado pelo Design Council UK em 2005
PREPARAÇÃO PARA SPRINT – Montagem de Equipe
Aqui, há necessidade de definir uma equipe de no mínimo 4 e no máximo 7 pessoas. Essa equipe deve ser multidisciplinar, com diferentes níveis de conhecimento e habilidades que irão se complementar ao longo de toda a Sprint.
*(Sprint é a sessão que acontece a cada encontro com o time de Design Thinking)
Quanto tempo é necessário? De 2 a 3 horas
O que vamos definir? Os objetivos e o desafio com o cliente
Quem participa? Cliente, você e seu time
Como Aplicar?
1. Avalie o objetivo da Sprint. Identifique as áreas que podem ser impactadas pelo Sprint de acordo com o objetivo definido;
2. Identifique um profissional de cada área impactada pela Sprint;
3. Convide o profissional para a Sprint;
4. Compartilhe o objetivo da Sprint e o que se espera do profissional ao longo de toda a Sprint;
FASE ENTENDIMENTO – Desafio Inicial
Aqui, temos que criar um desafio para guiar o trabalho do time. Toda a Jornada do Design Thinking é baseada em um desafio, que serve como um guia para que o time não se perca ou saia do foco ao longo da Sprint.
Nosso Desafio pode ter sido alinhado com a diretoria da empresa na etapa anterior da Preparação da Sprint. Ou, se ainda não foi, pode ser alinhado agora com o time escolhido para realizar a jornada de Design Thinking. Uma vez que o problema seja reconhecido, sua declaração deve ser definida no nível certo de conforto. A primeira ferramenta para nos ajudar a formular o desafio é o: COMO PODEMOS?
- Ferramenta COMO PODEMOS? Declare o desafio para o time utilizando essa matriz.
Com a declaração do problema, é importante entender o contexto. Responder às 6 perguntas que conferem noções fundamentais.
• Quem é o grupo-alvo (tamanho, tipo, características)?
• Por que o usuário acha que precisa de uma solução?
• O que o usuário propõe de solução?
• Quando e por quanto tempo o resultado é necessário (duração de projeto ou ciclo de vida do produto)?
• Onde o resultado será usado (ambiente, mídia, localização, país)?
• Como a solução é implementada (habilidades, orçamento, modelo de negócios, mercado de entrada)?
Quanto tempo é necessário? 3 horas
O que é necessário? Post it, papel e canetas
Quem participa? Cliente e time da Sprint
Como aplicar?
1. Avalie o objetivo da Sprint.
2. Registre, mesmo que em alto nível, o desafio que o time deve resolver com a Sprint.
• O desafio não deve ser tão abrangente como resolver a paz mundial
• Não deve ser tão restrito como mudar a cor ou formato da maçaneta
da porta.
3. Use como base o formato: Como podemos (melhorar, resolver, apoiar) (serviços, problemas, necessidades) dos (usuários) para conseguir (objetivo, impacto)?
4. Alinhe com o time se todos estão confortáveis com o Desafio.
FASE ENTENDIMENTO – Matriz CSD
Nesta fase, é necessário alinhar o conhecimento do time em relação ao desafio da Sprint, na qual este entendimento deve ser de 360º, ou seja, para entender o problema, primeiro você precisa desentender esse problema colocando todos os seus pressupostos sobre a mesa. A Matriz CSD é uma ferramenta que cumpre esse papel, além de ajudar o time na descoberta de pontos que devem ser investigados e analisados na fase de empatia.
Quanto tempo é necessário? 3 horas
O que é necessário? Post-its, canetas
Quem participa? Time da Sprint
Como aplicar?
1. Discuta entre os participantes do time da Sprint, com base no desafio proposto.
2. Identifique e registre nos post-its, com base no conhecimento prévio do time, as certezas, suposições e dúvidas, lembrando que:
- CERTEZA: é tudo aquilo que o time já sabe, são fatos concretos;
- SUPOSIÇÃO: é tudo aquilo que o time acha que pode ser, são inferências;
- DÚVIDA: é tudo aquilo que o time não faz ideia do que seja, algo como entrar em um quarto escuro, sem saber o que tem lá dentro.
- Pegue uma folha de Flip Chart ou imprima o template da matriz CSD em formato A1 (BAIXE O TEMPLATE NO FINAL DESTE ARTIGO) coloque sobre a mesa ou cole com fita adesiva na parede. Divida essa folha em 3 partes: CERTEZAS, DÚVIDAS e SUPOSIÇÕES.
- Esgote o assunto com o time, peça para contarem histórias, experiências sobre o desafio estabelecido. Ao final da sessão, essa folha deve estar cheia de post-its refletindo o pensamento do time sobre o desafio.
- Ferramenta MATRIZ CSD. Baixe o seu template em PDf no (link no final desse arrtigo) e imprima em formato A1 ou use uma folha de Flip Chart e escreva a mão.
FASE ENTENDIMENTO – Guia de entrevistas
Neste momento, antes de sairmos a campo, é necessário criar um guia de entrevista para nortear a conversa com os usuários/clientes.
O objetivo é suportar o time da Sprint para que nenhum ponto importante fique sem validação e para que o momento da entrevista seja leve. Lembre-se, é uma conversa com o usuário e não uma entrevista de trabalho ou pesquisa IBGE.
Quanto tempo é necessário? 2 horas
O que é necessário? Papel e canetas
Quem participa? Time da Sprint
Como aplicar?
1. Analise os resultados da Matriz CSD.
2. Selecione as Suposições e as Dúvidas.
3. Escreva de 8 a 10 perguntas que ajudem o time a responder as suposições e dúvidas relatadas (entrevistas com duração de 15 a 20 min).
3. Perguntas abertas como:
- “Como você (se informa/ compara alternativas/decide comprar…)?”
- “O que significa pra você?”
- “Me conte uma história/exemplo” positivo ou negativo
- Explore o uso dos Porque’s e Como
- O objetivo do Guia de entrevistas é não deixar nenhuma “SUPOSIÇÃO” ou “DÚVIDA” sem resposta. Ao final dessa etapa de entrevistas, a nossa Folha de Flip Chart com a Matriz CSD deve conter apenas CERTEZAS.
- As entrevistas também podem ser feitas via Whatsapp ou por canais digitais, como Skype, Zoom ou Rainbow.
- Dicas para elaborar o ROTEIRO DE ENTREVISTAS. Ressalta-se que é uma conversa com o usuário e não uma entrevista de trabalho ou pesquisa IBGE.
Essas foram as fases de Criação da SPRINT, em que o time alinha os objetivos e o desafio. Assim como também vimos sobre a fase de entendimento, na qual o Desafio é declarado ao time de Design Thinkers através da utilização da ferramenta Como Podemos?. Logo em seguida, a outra ferramenta usado foi a Matriz CSD, para o alinhamento do time em relação a tudo que precisam compreender e conhecer sobre o Desafio. Posteriormente, elabora-se o roteiro para o Guia de entrevistas, sendo fundamental não deixar nenhuma suposição ou dúvida sem resposta. A Matriz CSD, após as entrevistas, deve conter apenas as CERTEZAS sobre o desafio apresentado.
Em uma jornada de 16 horas realizada na Nog Design, essas ferramentas são utilizadas em sequência, assim, se for aplicar com o seu time na empresa, procure por uma sala onde o ambiente possa ser adaptado e tente realizar encontros semanais para cada fase, verifique a agenda do time, mas mantenha a frequência e o local. O processo do Design Thinking é baseado em um pensamento visual, na qual as paredes costumam ficar repletas de post-its e matrizes, pois tudo o que é feito ao longo da jornada fica exposto. O processo é transparente para todo o time da Sprint, bem como para quem quiser entender o que está sendo realizado. Portanto, basta olhar para a parede e seguir a sequência das etapas que foram realizadas.
Na próxima semana, falaremos sobre a fase da OBSERVAÇÃO no Design Thinking e sobre outras ferramentas utilizadas no processo. Baixe os templates aqui no blog da Nog Design e comece a colocar em prática essa abordagem agora mesmo. Seja bem-vindo ao futuro, seja bem-vindo ao time da Nog Design.
Baixe aqui os tempaltes necessários para essa primeira fase da jornada de Design Thinking com seu time.